Ritos de passagem são necessários para que encerremos ciclos, e com a partida de um ente querido não é diferente. A verdade é que o funeral é feito, inconscientemente, pra quem fica vivo. É uma forma de nos despedimos das pessoas que amamos após sua morte, pois não sabemos se de algum lugar aquela pessoa estará vendo as ultimas homenagens que estarão sedo prestadas.

Fazer homenagens é importante, principalmente para as crianças que ainda não entendem como a morte funciona. É uma bonita forma de agradecer, lembrar-se de coisas boas e dar o ultimo adeus. A homenagem também nos ajuda a lidar com o luto e todas as suas fases.

É importante que a despedida seja feita por familiares e amigos, levando em consideração as escolhas do falecido, como por exemplo, ser sepultado ou cremado. Por isso devemos conversar com nossos familiares em vida para que saibam a sua vontade quando chegar o momento.

Como realizar a despedida de um ente querido?

REÚNA AS PESSOAS QUE O ENTE QUERIDO AMAVA

O funeral nunca será algo fácil de encarar, mas é preciso estar lá. A presença de familiares e amigos nesse momento é fundamental para que um apoio o outro nesse momento tão triste. Todos podem dar o ultimo adeus juntos para que ninguém se sentir sozinho. O apoio deve continuar nos dias em diante, nós não sabemos como iremos nos sentir com a nova realidade. O amor e união deixa esse momento mais leve de se enfrentar.

LEVE FLORES

Flores são usadas em momentos felizes e tristes, nunca deixa de ser uma homenagem. Escolha flores bonitas e bem vivas para o velório, o mesmo pode ser feito com coras de flores.

Levar qualquer tipo de flor ao cemitério para homenagens é uma tradição extremamente antiga, vindo lá da Grécia Antiga. Os povos diziam que a coroa de flores significava o ciclo eterno da vida.

FAÇA UMA ORAÇÃO

Independente de religião, fazer uma oração para enviar luz e boas energias é muito importante para a alma que terá outro caminho a seguir. Cada religião tem suas crenças sobre o pós-morte, mas pedir a Deus pela alma do ente que partiu, é um ato de amor e bondade.

ORGANIZE UM DISCURSO

A dor de perder alguém querido muitas vezes nos cala e nos impossibilita de dizer as ultimas palavras. Por isso, seria legal se um membro da família abrisse o discurso durante o velório e convidasse os membros presentes a dizer algo que esteja em seu coração. Mas isso não deve ser obrigatório, apenas quem se sentir confortável de prestar sua homenagem em voz alta.

HOMENAGEM SEPARADA PARA AS CRIANÇAS

Além da hora de dar a noticia, há outro momento crucial: o velório. Não antecipe a reação da criança. Explique para ela o que é esse ritual de passagem e pergunte se ela deseja ir. Caso a resposta seja não, respeite. Mas é legal fazer um ritual com essa criança, como: escrever uma carta ou soltar um balão, por exemplo. É preciso que as crianças tenham uma despedida do ente querido, mesmo que não seja indo ao funeral. Jamais obrigue a criança a ir ao velório, isso pode ser muito impactante para ela. E caso ela deseja ir, esteja ao lado da criança e seja um apoio para ela nesse momento delicado.

A IMPORTÂNCIA DE PREPARAR A FAMÍLIA PARA A SUA DESPEDIDA

Encarar a morte como um processo natural da vida não é tarefa fácil: ninguém gosta de falar sobre esse assunto, mas é fundamental. Como o clichê já diz, a morte é a única certeza que temos.

O diálogo é o primeiro passo para encarar a morte com mais leveza e aceitação. Converse honestamente com o sua família, quais são seus últimos desejos e como gostaria de partir, como por exemplo, se deseja ser enterrado ou cremado.

Caso deseje ser um doador de órgão, é preciso deixar isso claro para a família: isso fará com que tomem decisões importantes com mais facilidade. Também é recomendável que seja definida uma pessoa para ser responsável pela pessoa em caso de incapacidade de tomar decisões.

Em caso de grandes patrimônios, investimentos e bens, o ideal é fazer um testamento para documentar para quem ficarão os bens; um advogado é essencial nesse momento. Para algumas famílias, dividir a herança torna-se um processo problemático!

Planejamento é algo que precisamos fazer em qualquer etapa da vida. O momento de partida também precisa de um plano. Para isso, é preciso contratar um plano de assistência funeral que irá auxiliar e apoiar a família nesse momento tão doloroso.

Em um dos dias mais difíceis de nossas vidas, faz-se necessário a presença de profissionais qualificadas no atendimento à família. Por isso, há mais de 45 anos A Casa de Luto São João Batista está preparada e capacitada para dar suporte a todos que precisam. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com apenas uma ligação sua família terá a assistência necessária.

Entendemos que a morte virá para todos. Mas enquanto esse momento não chega, ame, abrace, divirta-se, seja feliz. Aproveite todo o tempo que a vida lhe proporcionar, e quando o momento chegar, estaremos aqui para ajudar e apoiar toda sua família.

LEIA TAMBÉM: Olhe para quem te olha: não tenha medo de seguir em frente

Clique aqui e saiba mais!