Atualmente, vemos muitas pessoas sofrendo com depressão e ansiedade. Nos últimos anos, essas doenças psiquiátricas aumentaram drasticamente o número de pacientes em busca de ajuda dos profissionais da saúde em busca de tratamento.

Depressão e Ansiedade já estão conhecidas como as doenças do milênio, pois estão acometendo milhares de pessoas no mundo inteiro, sem seguir idade ou classe social. Essas doenças são muito graves e sofrem bastante preconceito. Ainda há pessoas que julgam ser frescura e não dão a importância necessária.

O QUE É DEPRESSÃO?

Depressão é uma doença psiquiátrica crônica que abala o emocional dos indivíduos que a possui e os fazem sentir os piores sentimentos possíveis, algumas vezes, podendo levar ao suicídio.

Traz sintomas de tristeza profunda, falta de animo e prazer, distúrbios de sono e apetite, oscilações de humor, perda de interesse no que gostava, apatia, falta de esperança, ansiedade, angústia, irritabilidade e entre outros.

O QUE É ANSIEDADE?

A ansiedade é uma emoção comum no ser humano quando passamos por algum problema, estresse, pressão ou decisões difíceis no dia a dia. Mas ela passa a ser um problema de saúde quando se torna excessivamente frequente, o chamado de distúrbio de ansiedade. O grande problema é quando as crises de ansiedade passam a prejudicar o dia a dia do ansioso.

Traz sintomas de falta de ar ou sensação de asfixia, tontura ou desmaio, coração acelerado, tremor ou agitação, náusea, dor de estômago ou diarreia, sensações de dormência ou formigamento, calafrios, dor ou desconforto torácico, medo de morrer, medo de perder o controle.

COMO OS ANIMAIS AJUDAM A DIMINUIR AS CRISES DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE

Os animais de estimação são seres que nos trazem muita alegria no dia a dia, transbordam amor e estão sempre em nossa companhia. Não é de hoje que os animais são conhecidos por serem terapêuticos.

De jeito puro e inocente, os bichinhos são nos veem pelo poder aquisitivo ou aparência, se dão por inteiro para sua família adotiva, os impulsiona a continuar vivendo, principalmente aqueles com depressão.

Especialistas apontam que os pets têm a capacidade de reduzir os pensamentos negativos, estresse, angustia, solidão, tristeza, ansiedade, entre outros. A rotina de cuidados com os animais impulsiona as pessoas a interagir com eles e a ter responsabilidade.

Além disso, os animais precisam brincar e se divertir que passa a ser um estímulo maior para os donos praticarem exercícios junto com eles, como por exemplo, caminhar com um cachorro. Essas atividades liberam endorfina no cérebro e alivia os sintomas de depressão e ansiedade.

ESCOLHER O BICHINHO IDEAL

Um pet requer muito cuidado, amor, atenção e geram despesas financeiras. Para escolher um animal de estimação é preciso levar em consideração as necessidades do mesmo e o ambiente que ele será inserido. Assim como tamanho, raça, etc.

Antes de decidir adotar um animal, tenha em mente que será uma grande responsabilidade, mas que também será retribuída com amor, carinho e muitas risadas. Faça uma visita aos abrigos de animais de sua região e encontre um amigo que tanto espera por uma família. Não compre, adote!

LEIA TAMBÉM: Como dar apoio a seu companheiro(a) com depressão

Clique aqui e saiba mais!