O autoconhecimento é algo constante, eterno e totalmente interno. O ato de se conhecer verdadeiramente, de conhecer a sua real versão que ninguém vê. Se conhecer parece até simples quando falado em voz alta, mas não é.

“É um absurdo alguém falar que eu não me conheço. Como assim? Eu sou eu, ninguém melhor para me definir a não ser eu mesmo”. Mas muitas vezes vivemos no automático, interpretamos sentimentos de maneira superficial e nos deixamos levar pela maré.

Se pararmos para pensar, nem sempre nos conhecemos de verdade. É claro que sabemos nossos gostos e preferências, mas lá no fundo, você sabe o que tem dentro de você?

A vida é feita de conhecimentos. A gente vive cada dia descobrindo algo em nós mesmos, que sempre esteve lá, mas que nunca reparamos a sua presença.

O caminho para o autoconhecimento começa quando questionamos tudo que está ao nosso redor. É questionar sentimentos, crenças, amizades, família e revisar toda a sua visão de mundo. É como a arte: se renova a cada dia, sempre com perguntas, dúvidas e interpretações diferentes.

Eu diria que desde o momento em que passei a desbravar o meu interior, conheci uma pessoa que me orgulhei em saber que ela estava lá dentro e que aos poucos foi emergindo para o meu atual eu.

Quando nos conhecemos de verdade, passamos a fazer escolhas com mais sabedoria e consciência. Sabemos diferenciar amor de carência, solidão de estar sozinho, colegas de amigos. E o mais importante: sabemos nos amar antes de amar qualquer outra pessoa.

No momento em que escolhemos rever nossos conceitos, optamos por nos afastar de pessoas tóxicas, ambientes cheios de falsidade, inveja e toda negatividade que está ao nosso redor. O autoconhecimento nos faz priorizar nosso bem estar e a tão sonhada felicidade.

E no final das contas, o autoconhecimento é a chave para ser feliz. Se nos conhecemos, vamos sempre escolher caminhos que nos levem a coisas boas e pessoas que nos fazem bem. Quando a escolha é consciente e prioriza a saúde emocional, o universo se encarrega de fazer todo o resto dar certo.

LEIA TAMBÉM: Como ser uma pessoa bem resolvida?

Clique aqui e saiba mais!